Blog

3 dicas infalíveis para manter sua equipe motivada.

Invista no seu time e aumente suas vendas.

Manter a motivação do time é um dos grandes desafios da gestão de pessoas. Um dos motivos pelos quais a tarefa é árdua é que não há uma receita perfeita para o sucesso: esta motivação começa lá no início, na contratação da sua equipe, e segue passando por treinamento, expectativas e formato de empresa. Se engana quem pensa que esta animação só se resume em recompensa financeira. Confira 3 dicas infalíveis para ter um time integrado e trabalhando com foco no sucesso do negócio:

 

Tenha um canal fácil e aberto para comunicação:

Como falamos há pouco, não existe uma fórmula exata para manter sua equipe motivada, mas é possível descobrir o melhor caminho. Mantenha sempre um canal aberto entre líderes e funcionários. Escute suas expectativas, demandas, sugestões e reclamações. Estas informações são fundamentais para criar um ambiente mais leve e evitam funcionários frustrados. Além disso, a proximidade entre empregados e líderes cria um ambiente mais unido, fazendo com que cada integrante se sinta parte de um todo. Este sentimento de grupo é motivador e recompensador.

 

Atenção na hora da contratação:
Induzidos pela necessidade e o cronograma apertado, muitas vezes acabamos fazendo contratações sem a atenção que ela demanda. Este passo é fundamental para a criação de uma equipe motivada. Além das perguntas relacionadas às capacidades necessárias para a vaga, entenda o que o candidato está buscando na empresa, quais são seus objetivos a médio e longo prazo e quais foram os motivos que o levaram a se candidatar a uma oportunidade na sua empresa. Preste atenção nas reações que ele esboça enquanto você explica o trabalho e busque características positivas.

 

Ofereça um ambiente leve:
Aquela pressão de ter que fazer o melhor trabalho possível no menor espaço de tempo fica mais amena se a equipe trabalha em um ambiente leve. Esta leveza vale para diversas características: um ambiente de trabalho organizado, com bom mobiliário, iluminação adequada e facilidades como café quentinho e um espaço para relaxar um pouco entre duas tarefas estressantes já ajuda – e muito.