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Confira algumas dicas para encontrar um bom caminho nesta fase

Em tempos difíceis, como os de crise, inovação é uma palavra fundamental. Tanto para quem tem um empreendimento quanto para os empregados, é muito importante manter sua relevância no mercado e trabalhar pela conquista diária de clientes. 

Para momentos como estes, é importante manter a calma e a tranquilidade, evitando decisões precipitadas e atitudes impensadas. Analise a sua situação e faça um planejamento real, baseado no cenário atual e nas projeções de especialistas da sua área. Observe o mercado e estude algumas inovações que podem fazer a diferença no seu empreendimento. Quem trabalha com alimentação, por exemplo, pode estudar a possibilidade de um sistema de delivery; quem atua com serviços, pode estudar algum diferencial de atendimento. 

Confira mais algumas dicas práticas para se organizar e alavancar a sua empresa em tempos de crise:

- Organização: Coloque tudo no papel. Observe a sua empresa e entenda para onde ela pode crescer, quais são as oportunidades de mercado e o que você precisa fazer para colocá-las em prática. Faça uma pesquisa com o seu público, analise a necessidade de seus clientes e ofereça produtos e serviços cada vez mais certeiros. 

- Recursos e despesas: As dívidas são os grandes vilões de períodos transitórios. Negocie melhores prazos de pagamento com seus fornecedores e evite empréstimos. Controle suas despesas internas e identifique o que pode ser diminuído ou completamente cortado. Caso você tenha funcionários, vale uma conversa sobre economia – não deixe o computador ligado, evite luzes desnecessárias acesas, economize água sempre que possível. 

- Divulgação: Pensar na comunicação da sua empresa é fundamental em todos os momentos, mas ainda mais importante em tempos de crise. Identifique onde o seu público está e vá atrás dele! Distribua materiais impressos nas proximidades do seu negócio com seus produtos e diferenciais. Use as redes sociais para contar aos seus seguidores as novidades. Lembre-se de ter boas fotos para valorizar seus produtos e serviços. 

- Promoção: Trabalhe com criatividade para chamar a atenção do seu público. Não se esqueça que parte dos seus clientes conhecem seu produto, logo, faça promoções que realmente valem a pena. Quanto mais criativa e vantajosa para o consumidor, mais sucesso a promoção terá.

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