Blog

A importância da sustentabilidade empresarial para o seu negócio

Como o planejamento com este foco pode gerar bons resultados

Pode parecer apenas uma ação para grandes empresas, mas a sustentabilidade empresarial é essencial para o sucesso de negócios de todos os setores e de diferentes portes. Analisar os processos e produtos para identificar as oportunidades para maximizar os lucros, evitar perdas e reduzir desperdícios é possível em empresas pequenas e média também.
Listamos algumas ações que você pode pôr em prática rapidamente no seu negócio.

Economia de recursos
Reduzir o uso de água, energia e itens utilizados na produção, além de ser sustentável e bom para o planeta, também ajuda na economia da empresa. Estabelecer formas de trabalho que diminuem os gastos parece óbvio, mas nem sempre é dada atenção. Técnicas para lavar a louça em um restaurante ou trocar as lâmpadas por LED em todo a sede, por exemplo, são medidas simples que podem sem implementadas hoje mesmo!

Reciclagem
Muitas cooperativas de reciclagem compram produtos de plástico, papel ou alumínio e essa pode ser uma renda. Uma lanchonete pode separar todas as latinhas de bebidas e destinar para reciclagem e receber um valor por isso, ao invés de simplesmente jogar tudo no lixo.

Escolha de fornecedores
Comprar produtos e insumos de empresas locais tem várias vantagens. A proximidade é a primeira delas, pois diminui o custo com transporte e aproxima a relação. Outro ponto positivo é receber produtos mais frescos, especialmente no ramo alimentício, além de fomentar a economia local e criar uma rede de fornecedores próximos, facilitando a negociação de valores.

O que você faz na sua empresa para contribuir com a sustentabilidade?